sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CURTA "GATO" DA RZP NO DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS - CURTA E MÉDIA METRAGEM


O filme "GATO" da RZP dirigido por Joel Caetano está fazendo parte dos 21.686 filmes que foram catalogados no Dicionário de filmes Brasileiros - Curta e Média Metragem um trabalho incrível escrito por Antônio Leão da Silva Neto.

E o melhor é que esse excelente livro é gratuito, podendo ser retirado ou, se você mora em outra cidade ou estado que nao seja de São Paulo capital, recebido via Correio, mediante ao pagamento da taxa de envio.

Vejam mais informações sobre o livro:

Livro abrange o período de 1897 até 2011
Foi lançado no dia 23 de novembro a 2ª edição, totalmente revista e atualizada, do Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem, de Antonio Leão da Silva Neto. Trata-se do mais completo levantamento já feito sobre a produção brasileira de curtas e médias, englobando obras realizadas tanto em película (Super-8, 16mm e 35mm) como também em formato digital.

Foram catalogados 21.686 filmes e mais de cinco mil diretores, com sinopses e ficha técnica completa, incluindo técnicos, elenco, argumento, participações em festivais, premiações, comentários, curiosidades, enfim, tudo que foi possível informar nesse incrível e árduo trabalho de pesquisa editado em 1.270 páginas.

Resultado de 10 anos de pesquisas, o Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem aborda desde o início do cinema no Brasil (quando Affonso Segreto, de volta da França com uma câmera na mão adquirida dos irmãos Lumière, realiza as primeiras imagens da Baía da Guanabara), caminha pela longa produção oficial do INCE, depois INC e posteriormente Embrafilme, enfoca os ciclos regionais e os curtas clássicos, até chegar aos dias de hoje, com a explosão da produção digital.

Editado pelo IBAC - Instituto Brasileiro Arte e Cultura, com patrocínio do FNC - Fundo Nacional de Cultura, órgão ligado a Secretaria do Audiovisual e ao MinC - Ministério da Cultura, com o apoio da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média Metragem tem apresentação da produtora e curadora Raquel Hallak, o prefácio do cineasta e produtor cultural Francisco César Filho (Chiquinho) e a orelha da capa do cineasta e jornalista Alfredo Sternheim.

Sem a pretensão de esgotar o assunto, o livro engloba tudo o que já foi publicado até hoje sobre curtas e médias metragens brasileiros, além de dados adicionais e raros de filmes produzidos e nunca exibidos, ou mesmo desaparecidos. Por seu grau de profundidade e riqueza de dados, este Dicionário é fonte de informação obrigatória e imprescindível para qualquer cinéfilo ou pesquisador sobre cinema em geral.

Ficha Técnica:
Livro: "Dicionário de Filmes Brasileiros – Curta e Média-Metragem"
Autor: Antônio Leão da Silva Neto
Edição: IBAC – Instituto Brasileiro Arte e Cultura
Edição Limitada
N° Páginas: 1270
Distribuição Gratuita – Solicitações por dicionariodefilmes@ibacbr.com.br, telefone (11) 6944-7850, com Ângela.

Nenhum comentário: