segunda-feira, 3 de agosto de 2015

ÓTIMA CRÍTICA DE CHRISTIAN PETERMANN SOBRE AS FÁBULAS NEGRAS

Excelente crítica escrita por Christian Petermann sobre a exibição do nosso longa As Fábulas Negras - O Filme" no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo!!!! 



TEXTO NA ÍNTEGRA RETIRADO DO FACEBOOK

Assisti no Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo à primeira exibição em São Paulo do filme em episódios AS FÁBULAS NEGRAS (poster), projeto de Rodrigo Aragão junto à sua produtora homônima (em parceria com Mayra Alarcón), em que ele dirige o 1o e último episódios, enquanto os intermediários são realizados, na ordem, por Petter BaiestorfJoel Caetano e José Mojica Marins. É um longa protagonizado e narrado com abusos por quatro garotos em diversão (cena 05) e que assume as liberdades de uma obra sem captação oficial de recursos, de baixo orçamento. Como Rodrigo bem apontou em sua apresentação no Memorial da América Latina, sábado à tarde, "todos se sentiram meninos fazendo o filme", inclusive o veterano Mojica -- que, aliás, roga uma praga nos créditos finais a quem não gostar da fita.

A obra engrena boas brincadeiras com o folclore brasileiro, do Saci à Iara (cena 01), passando pela Loira do Banheiro e Lobisomem, entre outros. São tramas gosmentas e sangrentas, com nudez feminina, ótima trilha sonora e subversões saudáveis na mitologia de cada criatura (como em Pampa Feroz, de Baiestorf, a história com o lobisomem). O episódio de Mojica (O Saci, cena 03), por exemplo, é impiedoso com o fanatismo religioso (comum a toda sua filmografia), enquanto que o de Joel (A Loira do Banheiro, cena 02) flerta com os clichês do terror oriental. A "narração infantil" permite excessos salutares, bem visualizados por bons efeitos de maquiagem. A equipe dribla lindamente os recursos limitados. E a opção de usar sempre o mesmo elenco adulto se revezando entre os episódios cria curiosa unidade.
É um filme obrigatório para quem mergulha no cinema fantástico brasileiro, divertido, eficaz e surpreendente. (Cena 04: O Monstro do Esgoto)

Nenhum comentário: