quarta-feira, 29 de junho de 2011

RZP EM PORTO ALEGRE - CHUPACABRAS NO FANTASPOA E ESTRANHA NA MOSTRA, A VINGANÇA DOS FILMES B

Douglas Silva e Maria Alícia chegando em "A noite do Chupacabras"

Meus amigos, o blog da RZP ficará alguns dias fora do ar pois iremos à Porto Alegre conferir a estréia do filme "A noite do Chupacabras" no Fantaspoa 2011.
O filme será exibido dia 01 de Julho às 21:15hs na abertura do evento.

Mas não é só isso! Ainda teremos a mostra A vingança dos Filmes B, com a exibição de "ESTRANHA", nosso novo curta dirigido por Joel Caetano, com Mariana Zani, Kika Oliveira e Walderrama dos Santos no elenco, "Exorcistas" do Insekto, "Ninguém deve morrer" de Petter Baierstorf, "Extrema Unção" de Felipe M. Guerra e "Os batedores" de Felipe Ferreira que acontece dia 02 e julho às 17 hs na sala P.F. Gastal da Usina do Gasômetro com entrada franca.

ESTRANHA

Além disso, voltando ao Fantaspoa, ainda teremos "Pólvora Negra" do Kapel Furman no dia 02 e o novo (e imperdível) filme de Felipe M. Guerra, "Entrei em Pânico II" no dia 03, e isso é só o começo!

Serão dias divertidos dos amantes do bom cinema, o frio que se cuide!

Douglas Silva, sexta-feira em "A noite do Chupacabras"

terça-feira, 28 de junho de 2011

PROGRAMA UNIVERSO FANTÁSTICO COM LIZ VAMP - ENTREVISTA COM JOEL CAETANO

Liz Vamp feliz por receber o DVD do curta GATO

Essa terça-feira Joel Caetano, esteve no programa Universo Fantástico com a simpática e divertida Liz Vamp para uma entrevista falando sobre os curtas da Recurso Zero Produções, festivais e a sua participação como ator em "A noite do Chupacabras" do diretor Rodrigo Aragão!

Joel Caetano

A entrevista foi muito divertida, além disso, foi exibido um vídeo feito por Joel Caetano exclusivamente para o programa e o trailer de "A noite do Chupacabras"!

O programa já está no ar na íntegra:




segunda-feira, 27 de junho de 2011

"A NOITE DO CHUPACABRAS" - ESTRÉIA DIA 01 DE JULHO


O filme "A noite do Chupacabras" da produtora Fábulas Negras dirigido pelo premiado diretor Rodrigo Aragão (Mangue Negro - 2008) vai estrear essa sexta-feira, dia 01 de Julho, no FANTASPOA, Festival fantástico de Porto Alegre.

A exibição vai acontecer no CineBancários na sessão de abertura do evento, dia 1 de julho às 21:15hs (sessão comentada pelo diretor e pela produtora Mayra Alarcón) com reprise no dia 04 de julho, às 19hs.

Quem estiver em Porto Alegre não deve, não pode e não vai perder a exibição de mais esse filme de Rodrigo Aragão, e se transportar para esse universo fantástico de criaturas incríveis.

O filme conta com grande elenco da Fábulas Negras e atores convidados como os diretores Petter Baiestorf e Cristian Verardi e Joel Caetano, aqui da Recurso Zero Produções.

Vejam o trailer para ter uma pequena noção do que está por vir:

PATROCINE O ESPANTOMANIA



O nosso cinema fantástico vem crescendo de uma maneira extraordinária, e um dos motivos, além de novas produções do gênero, é a iniciativa da criação de novos espaços de exibição dos filmes, palestras e cursos.

Normalmente esse papel é cumprido por mostras e festivais voltados especialmente para o gênero pelo país.


Ano passado aconteceu o I ESPANTOMANIA, organizado por Ian Godoy, conhecido e influente fanzineiro e amante do cinema de gênero, que vem lutando para viabilizar o evento deste ano!

A Recurso Zero Produções apoia a campanha em prol do II ESPANTOMANIA, ajude a divulgar esse festival, o horror agradece!


sábado, 25 de junho de 2011

RZP NA SESSÃO “A VINGANÇA DOS FILMES B!”

Sábado dia vai rolar em Porto Alegre uma sessão de filmes malditos, e como sempre a RZP não poderia faltar!

A curadoria é do cineasta e ator Cristian Verardi e terá a participação de filmes de Petter Baiestorf, Felipe M. Guerra, Insekto, Felipe Ferreira e Joel Caetano (aqui da RZP), no final, haverá um bate-papo com os diretores!!

Segue release retirado direto de seu blog Cinema Ex-Machina de Cristian Verardi!!!

SESSÃO “A VINGANÇA DOS FILMES B!”

Por Cristian Verardi

Estranha

Sobrevivendo às margens do cinema mainstream, as produções independentes de baixo orçamento, além das óbvias dificuldades financeiras de realização, sempre lutaram contra um sistema de distribuição dominado por monopólios, e por vezes com a incompreensão de um público acostumado a uma estética cinematográfica culturalmente imposta pelos grandes estúdios. Durante anos a falta de um mercado exibidor adequado ocasionou o isolamento destas produções em guetos cinéfilos, o que invés de enfraquecer, auxiliou a reforçar o seu caráter de independência, fomentando uma espécie de cinema orgânico, criativo e livre de amarras impostas pelos padrões mercadológicos, possibilitando tanto a experimentação anárquica como a reprodução antropofágica de conceitos tradicionais do cinema de gênero. Na última década a ascensão das mídias digitais possibilitou o acesso facilitado aos meios de produção e exibição, dando maior visibilidade a obras que até poucos anos atrás estariam restritas a um pequeno grupo de cinéfilos.

Esta breve mostra intenciona levar para a tela da Sala P.F. Gastal um grupo de realizadores que ainda luta bravamente por seu espaço no mercado exibidor, ou simplesmente busca encontrar o seu público. Apesar dos diferentes formatos de linguagem, proposta e produção, as obras selecionadas têm em comum, além do baixo (ou zero) orçamento, o diálogo franco e apaixonado com o cinema de gênero, seja investindo no thriller policial ou no horror, ou anarquizando com a tradição dos westerns e dos musicais, ou até mesmo captando uma simples conversa entre dois cinéfilos embriagados. A exibição na tela de um cinema é uma pequena vingança dos filmes B contra um sistema atrelado aos vícios mercadológicos e estéticos da indústria cultural, ou como diria Petter Baiestorf “um grito de guerra dos que nada tem e tudo fazem, contra os que tudo tem e nada fazem”.

(Cristian Verardi- Curadoria)

Sala P.F. Gastal (3° andar da Usina do Gasômetro), sábado, 02 de julho, 17h. Após a sessão debate com os realizadores, Petter Baiestorf, Felipe Guerra, Joel Caetano, Filipe Ferreira e Gustavo Insekto. O debate será moderado pela Profa. Dra. Laura Cánepa (UAM). ENTRADA FRANCA.

A VINGANÇA DOS FILME B!

Exorcistas, de Luis Gustavo “Insekto” Vargas (RS, Brasil, 2011, 7 minutos). Com Doutor Insekto e Paulo “Blob” Teixeira.

Dois amigos em uma noite de tédio, bebem, fumam, e elaboram teorias sobre o filme “O Exorcista”, de William Friedkin.

Exorcistas

Extrema Unção, de Felipe Guerra (RS, Brasil, 2010, 19 minutos). Com Rodrigo M. Guerra, Oldina Cerutti do Monte, Leandro Facchini.

Um incauto rapaz se muda para uma casa supostamente assombrada pelo fantasma de uma velha fanática religiosa. (Menção Honrosa “Melhor Susto de Velhinha Fantasma”, no Cinefantasy 2010).

Extrema Unção

Estranha, de Joel Caetano (SP, Brasil, 2011, 12 minutos). Com Mariana Zani, Kika Oliveira, Roberta Rodrigues, Tiago F. Galvão, Walderrama dos Santos.

Duas mulheres em uma estranha e sensual trama de amor, vingança, violência e psicodelia! (Novo trabalho do paulista Joel Caetano, do premiadíssimo curta-metragem “Gato”)

Estranha

Ninguém Deve Morrer, de Petter Baiestorf (SC, Brasil, 2009, 30 minutos). Com Gurcius Gewdner, Lane ABC, Daniel Villa Verde, Jorge Timm, Ljana Carrion, Coffin Souza, Insekto.

Um western musical. Eles cantam, dançam e as vezes matam também! O pistoleiro Ninguém decide largar tudo o que sempre considerou importante: a mulher amada, o grupo de amigos cineastas-assassinos-de- aluguel, e o boi de estimação. No entanto, antes de se redimir precisará enfrentar a fúria de seus antigos comparsas. Mais uma insanidade cinemática de Petter Baiestorf, um dos maiores mitos do underground brasileiro. (Melhor direção no I Guaru Fantástico)

Ninguém Deve Morrer

Os Batedores, de Filipe Ferreira (RS, Brasil, 2008, 20 minutos). Com Marco Soriano Jr., João França, Jack Gerchmann, Artur José Pinto, Jefferson Rachewsky.

Raul, um habilidoso batedor de carteiras é surpreendido pelo retorno à ativa de Amadeu Deodato, um figurão que domina o submundo da cidade e com o qual o tem uma grande dívida. Em sua trajetória na busca de dinheiro para saldar a dívida, Raul se depara com outros marginais, como Odilon, seu antigo mentor, Marcião, um perigoso travesti agiota, e Tosco, um brutamonte psicótico. (Melhor direção no I Festival de Cinema de Ribeirão Pires)

Os Batedores

Fonte: http://cinemaexmachina.wordpress.com/2011/06/24/sessao-a-vincanca-dos-filmes-b/

quinta-feira, 23 de junho de 2011

RZP NA SEMANA DE ARTES E DESIGN DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Dia 17 de junho estivemos na Universidade Federal de Juiz de Fora para exibição dos curtas "GATO" e "ESTRANHA", da Recurso Zero Produções e o documentário sobre a produtora.

O convite foi feito pelo professor Alfredo Suppia, um dos maiores especialistas de cinema de Ficção Científica do Brasil, conhecido no mundo todo por seus artigos sobre o assunto.

Com um anfitrião como esses não poderia ser melhor, a exibição dos curtas foi um sucesso, e apesar do frio, os alunos compareceram ao evento, superando as nossas expectativas. Rolou um bate-papo muito interessante sobre nosso trabalho e o cinema independente, e ficamos sabendo que um dia antes, aconteceu um debate sobre filmes com Recurso Zero, demais não?

Quando pensamos que já havia acabado, para nossa surpresa, os alunos pediram para assistir o filme "Minha esposa é um Zumbi", esse gesto foi muito gratificante que nos causou orgulho!

Além disso tudo, ainda estiveram conosco nossos amigos e cineastas Eduardo Malvacini, Carol Caniato e Rodrigo Brandão, foi um prazer jantar e falar com pessoas, que como nós, respiram cinema.

E como se não bastasse, nosso anfitrião Alfredo Suppia ainda fez um vídeo mostrando nossa participação no evento, olhem que maravilha!!!


Esperamos voltar em breve, muito obrigado Juiz de Fora!!!!

terça-feira, 21 de junho de 2011

NOVAS FOTOS OFICIAIS DO FILME "A NOITE DO CHUPACABRAS"

O sangue tem data, local e hora para jorrar, dia 01 de julho, em Porto Alegre no Cine Bancários, 21:15hs e dia 04 de julho, às 19hs no mesmo local!

Imperdível!

"A noite do Chupacabras" está chegando!!!









Imagens de Giovanni Coio

segunda-feira, 20 de junho de 2011

ESTRANHA NO CANIBUK DE PETTER BAIESTORF

Com muita honra que nosso novo curta ESTRANHA foi visto por nosso amigo e importante figura do cinema extremo e independente Petter Baierstorf, a quem admiramos muito, pelo trabalho e engajamento em divulgar a verdadeira arte independente em seu blog, que é um sucesso em acessos, não deixem de ler essa e outras matérias no http://canibuk.wordpress.com e fique por dentro de tudo que acontece nesse nosso louco mundo da arte sem amarras!!

Vejam a resenha na íntegra:

Estranha: Um Curta-Metragem de Baixo-Orçamento e Alta Criatividade

“Estranha” (2011, 12 minutos) de Joel Caetano. Com: Mariana Zani, Kika de Oliveira e Walderrama dos Santos.

“Estranha” começa com duas mulheres se conhecendo na cozinha de uma casa enquanto esperam por um homem. A Primeira mulher (Mariana Zani) é a namorada do homem esperado (Walderrama dos Santos) e fala com uma alegria contagiante sobre seus planos de ter um filho e o quanto se sente feliz com aquele homem ao seu lado. A segunda mulher (Kika de Oliveira), a irmã do homem esperado que parece sempre nervosa e estranha, desaprova todos os planos do jovem casal com seu olhar de indignação a cada nova frase que escuta.

É assim que Joel Caetano inicia seu curta “Estranha”, estrelado por Mariana, sua esposa (na vida real) e parceira de longa data nas produções, e pelos atores Kika de Oliveira e Walderrama dos Santos, que formavam o casal de apaixonados em luta contra zumbis no cult “Mangue Negro” (2008) de Rodrigo Aragão (Aliás, Joel Caetano, Kika e Walderrama foram meus colegas de elenco na super-produção independente “A Noite do Chupacabras” (2011), novo filme de Rodrigo Aragão que estréia dia 01 de julho em Porto Alegre/RS na abertura do FantasPoa). Neste curta “Estranha”, Joel conseguiu construir um filmaço de suspense-gore que tem sua força na simplicidade do roteiro e nas boas interpretações do elenco, principalmente de Mariana e Kika que dão veracidade às suas personagens. O clima conseguido por Joel neste curta me lembrou o fantástico filme francês “L’Intérieur” (“A Invasora”, 2007) de Alexandre Bustillo e Julien Maury. O cinema independente brasileiro estava precisando de um filmaço neste estilo e agora temos!

Falar mais da trama (além da breve descrição no primeiro parágrafo) é desnecessário. Esposa e irmã, ambas estranhas (cada uma ao seu modo), esperam pelo homem (que é um cafajeste total, Joel revela em uma ceninha rápida, mas importante prá história, que ele está num motel comendo outra menina enquanto as duas esperam por ele). E durante a espera nós, espectadores, vamos tendo importantes revelações que acabam em violência explícita delirante muito bem executada e captada pelas lentes de Joel. As maquiagens do filme estão sangrentas (a face arrancada de uma das atrizes é soberba), a iluminação correta e a edição extremamente dinãmica e bem realizada. Tudo isso torna este curta do Joel, produzido praticamente sem grana alguma, um filme referência para jovens cineastas que acham que um filme barato não pode ser sério. Aliás, os cineastas independentes estão com tudo neste ano de 2011, já pude conferir três grandes obras geradas neste primeiro semestre do ano: O longa “A Noite do Chupacabras” (de Rodrigo aragão), “Ivan” (de Fernando Rick) e “Estranha” (de Joel Caetano). E confesso aqui que estou ansioso pelo longa “Viatti Arrabbiati” que Gurcius Gewdner deverá lançar no segundo semestre deste ano.

Joel Caetano começou fazendo filmes na faculdade em 2001. O primeiro filme dele que me chamou atenção foi o divertido “Minha Esposa é um Zumbi” (2006) e desde então tento acompanhar a carreira dele (e como o Brasil do cinema independente é maravilhoso, acabei conhecendo o Joel Caetano nos sets do longa “A Noite do Chupacabras” onde pude constatar o profissionalismo com que ele encara o mundo do cinema, gosto de trabalhar com gente assim, que respira cinema e torna o cinema a coisa mais importante de suas vidas). Em 2009 Joel lançou o premiadíssimo curta-metragem “O Gato” que também recomendo à todos uma conferida!

“Estranha”, por enquanto, segue inédito em DVD (mas já está rolando em alguns festivais, já foi exibido em São Paulo na terceira edição da Mostra de Cinema de Bordas). Gaúchos da Capital poderão apreciá-lo dia 02 de julho, às 17 horas, na sala P.F. Gastal (Usina do Gasômetro). Joel Caetano está preparando um box com todos seus filmes que será um lançamento imperdível!!!

Aguardo ansioso pela próxima produção de Joel Caetano, não percam este diretor de vista!!!




Postagem original em: http://canibuk.wordpress.com/2011/06/17/estranha-um-curta-metragem-de-baixo-orcamento-e-alta-criatividade/

segunda-feira, 13 de junho de 2011

RZP NA FEDERAL DE JUIZ DE FORA


Não fomos presos pela polícia Federal vendendo muamba para os mineiros!

A FEDERAL em questão é a UFJF, ou melhor Universidade Federal de Juiz de Fora, onde o único crime que iremos cometer é a exibição de nossos dois últimos curtas, "GATO" e "ESTRANHA" e no intuito de demonstrar o estilo Recurso Zero Produções de qualidade!

Foto do filme GATO

O convite partiu de nosso amigo, professor, pesquisador e escritor (se esqueci algo depois ele me corrige depois) Alfredo Suppia, que faz parte do renomado grupo de pesquisas denominado Cinema de Bordas, que conta com mestres e doutores como Bernadette Lyra, Gelson Santana, Rogério Ferraraz, Laura Cánepa, Lúcio Piedade entre outros.

Iremos apresentar também o vídeo de 10 anos da produtora, "ERA UMA VEZ...RZP" e bater um papo com os alunos sobre a produtora e cinema independente.


O evento acontece de 13 a 17 de junho, nós estaremos por lá dia 17 das 18 às 19 hs!

Quem estiver por Juiz de Fora não pode perder!

Mais informações sobre o evento:
http://www.semanadeartesedesign.com.br/programacao.pdf

RZP NA CAMPANHA DO AGASALHO DA SABESP VILA LEOPOLDINA

Clique na imagem para ampliar

Sexta-feira passada, dia 10 de junho alguns funcionários corajosos da unidade Vila Leopoldina da SABESP enfrentaram o terror (e o frio) e viram os filmes da Recurso Zero Produções.

O evento fez parte de uma iniciativa interna em prol da campanha do agasalho e foi organizada por Sueli Seballos, Analista Econ. Financeiro da Unidade Vila Leopoldina, a quem agradecemos muito o convite.

Quem estava lá pode ver filmes como "Minha Esposa é um Zumbi" e "GATO", além do documentário de 10 anos da produtora "Era uma vez RZP", mais uma vez a magia do cinema se fez presente, os filmes arrancaram risos, sustos e muita curiosidade sobre o cinema independente nacional!

No final, tomamos um delicioso caldinho, com uma cervejinha gelada, tem coisa melhor?

Participe da Campanha do Agasalho em sua cidade também!!!!!

JOEL CAETANO, MARIANA ZANI E ALGUNS PARTICIPANTES DO EVENTO,
ANTES DO CALDINHO E DA CERVEJA

segunda-feira, 6 de junho de 2011

RZP NO MASTER CLASS TROMA

RZP E TROMA, ENCONTRO ANTOLÓGICO

Esse sábado a RZP esteve no evento MASTER CLASS TROMA, que foi realizado pela Black Vomit de Fernando Rick e Cine Olido, os quais agradecemos imensamente!

SRA. E SR RZP

O MASTER CLASS TROMA é uma aula de cinema independente ministrada pelo divertido e genial presidente da empresa Lloyd Kaufman!

Olha a cara de quem está prestando atenção

Além dessa impressionante aula ele ainda se mostrou umas das pessoas mais entusiasmadas, carismáticas e divertidas que já cruzei! Uma verdadeira inspiração!

Senhoras e senhores o Criador e a Criatura!

Valeu a pena cada minuto do evento (que diga-se de passagem foi muito bem organizado).

Tentando vender os filmes da RZP,
já seguindo as orientações da aula!

Outra coisa boa foi poder rever vários amigos e conhecer pessoas que só mantínhamos contato pela internet!

Felipe Guerra e Patty Fang

A seguir, algumas fotos que tiramos e foram tiradas no evento por amigos como Patty Fang e Ivandro Godoy do Ravens House!!!