terça-feira, 3 de novembro de 2009

O ASSASSINATO DA MULHER MENTAL - EM VITÓRIA E BELO HORIZONTE!!



Cinema de Bordas apresenta obras realizadas com baixo orçamento, mas com criatividade e talento por cineastas desconhecidos que não dispõem de recursos financeiros nem tecnológicos, mas demonstram grande talento para mesclar direção de cinema com histórias regionais e sociais que os cercam.

Nesta sexta-feira (06) a Mostravídeo Itaú Cultural traz, para o Cine Metrópolis, em Vitória, a mostra Cinema de Bordas. Com curadoria de Laura Loguercio Cánepa, doutora em Multimeios pelo IAR-Unicamp e Gelson Santana, doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, a programação traz produções caseiras feitas por realizadores de todo o país, com equipamento rudimentar, pouco dinheiro e técnica, mas com muita criatividade. São sete obras dirigidas por desconhecidos, oriundos de pontos extremos do Brasil, movidos pela paixão pelo cinema.

Na abertura do evento, às 21h, os curadores darão uma palestra para contar ao público como funciona este tipo de produção e, logo após, são exibidos dois filmes. O primeiro é Rambú III, o Rapto do Jaraqui Dourado, de Manoel Freitas, Junior Castro e Adilamar Halley. Filmado em 2007, uma paródia do sucesso estrelado por Sylvester Stallone, nos anos 1980, e conta a história de um roubo investigado por Rambú. O herói é seqüestrado por drag queens mas continua sua busca para salvar o planeta. Um dos realizadores deste filme, Júnior Castro é serralheiro amazonense e tem a peculiaridade de se vestir com os trajes do personagem para passear por Manaus, onde vive. Na sequência, acontece a projeção de "O Assassinato da Mulher Mental", do paulistano Joel Caetano, uma fábula de super-homens e personagens em quadrinhos que se reúnem para solucionar o assassinato da Mulher Mental, protagonista da história.

Do lavrador Francisco Caldas de Abreu Jr., nascido no município de Pedralva, em Minas Gerais, é exibido A Dama da Lagoa, no dia 13, às 21h. O roteiro, de sua autoria, conta uma história de crime e vingança baseado numa lenda regional. Uma moça que trabalha numa fazenda é assassinada à beira de uma lagoa. Um ano depois ela reaparece para um trabalhador e tenta revelar quem é seu assassino, para absolver o ex-namorado acusado injustamente. O pedreiro e ex-faxineiro de cinema Manoel Loreno, mais conhecido como Seu Manoelzinho, famoso em sua cidade - Mantenópolis, no Espírito Santo, é autor de Loreno contra o Espantalho Assassino. Filmado em 1989, a obra conta a história de um assassinato de um garimpeiro em uma mina no interior de sua cidade natal.

No dia 27, acontece a exibição do curta-metragem Horror Capiau, do paulistano Dimitri Kozma. O filme é um exercício de improvisação sobre o horror e o caipira, passado numa pousada do interior de São Paulo, onde um misterioso homem cego e seu assistente matam jovens que buscam a tranqüilidade do campo à beira de um rio. Para fechar a programação, é exibido A capital dos mortos, do brasiliense Tiago Belotti, uma trama recheada de zumbis que invadem Brasília.

PROGRAMAÇÃO

Novembro de 2009

CINEMA DE BORDAS
curadoria de Laura Loguercio Cánepa e Gelson Santana

VITÓRIA ES

cine metrópolis

sexta 21h

6 /11 palestra com curadores e exibição do programa 1
13/11 programa 2
27 /11 programa 3

BELO HORIZONTE MG

palácio das artes cine humberto mauro

19h
3/11 palestra com curadores e exibição do programa 1
4/11 programa 2
5/11 programa 3

“Não recomendado para menores de 14 anos”
[ingresso distribuído com uma hora de antecedência]

Sinopses
Programa 1:
Apresentação:
Cinema de bordas – este é o nome que a pesquisadora Bernadette Lyra deu a um tipo de cinema que se faz de modo independente, com baixo orçamento e alta criatividade. Realizadores espalhados por todo o Brasil, movidos pelo desejo de fazer cinema ainda que seja com recursos caseiros e precários. Filmes de intensa circulação marginal que, comumente, não são exibidos em salas comerciais. Produções que se apropriam dos gêneros cinematográficos de um jeito muito particular e suspendem os limites entre o popular e o massivo, o banal e o sofisticado. Narrativas marcadas pela ação e pelo sentimento.

Rambú III, o rapto do Jaraqui Dourado (2007), de Manoel Freitas, Junior Castro & Adilamar Halley – 32 min. , Manaus/AM
Sinopse: Grupo comandado por Pablo Papapó rouba o Jaraqui Dourado, mas não sabe como usá-lo. O Pajé, guardião do amuleto sagrado, convoca Jhon Rambú para recuperá-lo, mas ele é seqüestrado por um bando de drag queens que também querem conhecer o segredo do Jaraqui Dourado. Então, Rambú passa por uma série de peripécias para recuperar o amuleto que, se for usado para o mal, poderá significar o fim do planeta.

Ficha técnica: Elenco: Aldenir Coty, Piter Radical, Darlan Dantas, Adilamar Halley, Junior Castro, Manoel Freitas, Jacinto Freitas, Victor Hugo, Rennier Brito, Claudinho, Antonio Júnior, Emerson, Danny Peixoto, Josi Pingo, Bolero. Argumento: Júlio Robeiro.

O Assassinato da Mulher Mental (2008), de Joel Caetano – 20 min. São Paulo/SP
Sinopse: Antigos combatentes do crime, Híper-Homem e Bruma se reúnem para solucionar o assassinato de sua ex-companheira, a Mulher Mental. Juntos, eles descobrem que sua morte é apenas parte de uma trama com consequências catastróficas para todo planeta.

Ficha Técnica: Elenco: Joel Caetano, Mariana Zani, Danilo Baia, Luiz Carlos Batista, Ivete Zani. Roteiro e Edição: Joel Caetano.

Programa 2:
Apresentação:
Oferece-se ao público uma oportunidade de conhecer filmes independentes, feitos às bordas do cinema brasileiro e que são, quase sempre, produzidos nos arredores das grandes cidades ou em cidades pequenas, nos lugares mais afastados e diversos do país, longe dos mercados e dos centros cinematográficos industriais. São produções que apresentam características e temas muito específicos, transpassadas pelo crivo dos meios audiovisuais massivos, transitando por costumes e lendas das regiões em que são realizadas e refletindo o imaginário das comunidades que delas participam.

A dama da lagoa (1997), de Francisco Caldas de Abreu Jr. – 20 min. Pedralva/MG.
Sinopse: Numa cidade do interior de Minas Gerais, moça que trabalha numa fazenda é assassinada à beira de uma lagoa. Um ano depois, ela volta do além para revelar seu verdadeiro assassino e absolver ex-namorado acusado injustamente. Baseado em uma lenda regional.

Ficha técnica: Elenco: Francisco Caldas de Abreu Jr., Marcos Batista, Reginaldo de Castro e Silva, Mônica da Rosa Bustamonte, Francisco Caldas de Abreu. Roteiro: Francisco Caldas de Abreu Jr.

Loreno contra o Espantalho Assassino (1989), Manoel Loreno – 60 min. Mantenópolis/ES
Sinopse: Garimpeiro assassinado numa mina em cidade do interior de Mantenópolis retorna do além, durante as férias de verão, para vingar seus assassinos e todos os que estiverem por perto – de preferência, jovens mulheres. Enquanto isso, um grupo de aventureiros sai à procura de um avião que teria caído no meio do mato.

Ficha técnica: Elenco: Manoel Loreno, Jurandi Alves, Juraci Alves, Ronaldo Martins, Maria Ribeiro, Valdeci Soares, Aparecida, Maui, Aninha, Marinho. Roteiro: Manoel Loreno.

Programa 3
Apresentação:
Histórias inusitadas, contadas com som e inventividade, movimento e ousadia, bom humor e imagens, beirando a estética trash. Envolvem zumbis, espantalhos, mortos vivos, mocinhas de outro mundo, fantasmas, heróis de quadrinhos, guerreiros das selvas e toda uma galeria de personagens já conhecidos e vistos no mundo audiovisual da ficção, reapresentados por realizadores que sabem se aproveitar de uma câmera na mão e de tudo que lhes vem à cabeça e que variam de autodidatas a cinéfilos, de fanáticos por séries televisivas e velhos filmes hollywoodianos a freqüentadores usuais do YouTube.

Horror capiau (2007), de Dimitri Kozma – 9 min. São Paulo (SP).
Sinopse: Exercício de improvisação sobre o horror e o caipira. Numa pousada no interior de São Paulo, um misterioso homem cego e um assistente capiau matam jovens que buscam a tranquilidade do campo à beira de um rio.

Ficha técnica: Elenco: Rubens Mello (Cego), Raphael Borghi (Capiau), Geisla Fernandes (Vítima 1), Caio Marins (Vítima 2), Renato Siqueira (Vítima 3), Lenny Dark (Vítima 4). Fotografia, câmera, efeitos sonoros e edição: Dimitri Kozma. Efeitos especiais: Rubens Mello. Roteiro: Rubens Mello, Raphael Borghi, Geisla Fernandes, Dimitri Kozma.

A capital dos mortos (2008), de Tiago Belotti – 85 min. Brasília (DF).
Sinopse: Um grupo de jovens amigos luta desesperadamente pela sobrevivência, ao constatar que Brasília, a Capital Federal, foi invadida por Zumbis. Enquanto isso, um jovem assassino ferido tenta deixar o local do crime, sem ter idéia do que o espera nas ruas.

Ficha técnica: Elenco: Yan Klier (Crístofer), Pablo Peixoto (André), Gustavo Serrate (Lucas), Laura Moreira (Pâmela), Jean Carlo (Tio), Luísa Viotti (Ângela), Angélica Ribeiro (Tatiana), Gino Evangelisti (Padre Dom bosco), Alice Stamato (Namorada A), Yana Borém (Namorada B), George Duarte (Profeta), Diana Carneiro (Âncora), Juliana Gregoratto (Repórter), Lucas Pimenta (Funcionário público), Irani Martins (Mãe do Jôsefer), Luis Machado (Médico). Edição: Fábio Rafael, Tiago Belotti. Efeitos especiais: Fábio Rafael. Efeitos técnicos: Tiago Belotti, Rodrigo Luiz Martins.

FONTES: http://gazetaonline.globo.com

http://mostravideoitaucultural.wordpress.com/programacao/

Nenhum comentário: